top of page

Lula participa de inauguração de maior usina de etanol de 2ª geração do mundo em Guariba, SP

Em discurso na cidade de Guariba Presidente Lula cita o lider do levante de Guariba Ze de Fatima


Planta industrial da Raízen foi construída com investimento de R$ 1,2 bilhão e terá capacidade de produzir 82 milhões de litros de combustível por ano a partir do bagaço da cana.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no interior de São Paulo nesta sexta-feira (24) para inauguração de uma usina de etanol de segunda geração (e2G) considerada a maior do mundo por seus detentores.


Localizada em Guariba (SP), em uma das principais regiões sucroalcooleiras do país, a segunda planta industrial da Raízen especializada nesse segmento demandou um investimento de R$ 1,2 bilhão.


"Fico percebendo que a nossa engenharia, que os nossos pesquisadores conseguiram fazer o que nenhum país do mundo que pensa que é melhor do que nós fez.


A gente consegue transformar aquele bagaço numa coisa que produz o etanol de muito melhor qualidade que foi o etanol normal que a gente produzia antes, que é o etanol de segunda geração", disse.


Etanol 2G


O novo Parque de Bioenergia Bonfim, na Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), terá capacidade de produzir 82 milhões de litros do combustível por ano.


O etanol de segunda geração, também chamado de bioetanol ou etanol celulósico, é produzido a partir de resíduos da cana-de-açúcar como a palha e o bagaço, otimiza a produção de combustível em uma determinada área de produção canavieira e tem uma pegada de carbono 30% menor do que o etanol de primeira geração, segundo a Raízen.


Novas tecnologias permitem a extração da sacarose remanescente nesses resíduos mesmo após a moagem da cana por meio de um pré-tratamento que separa as fibras de celulose e por um processo de hidrólise, em que enzimas quebram essas fibras para que possam ser fermentadas mais facilmente.


Uma das pioneiras nesse setor, a Raízen agora conta com duas plantas industriais de etanol 2G em funcionamento.


A primeira fica em Piracicaba (SP) e foi inaugurada em 2015.


Com mais nove unidades em construção e 11 mapeadas, a empresa planeja futuramente produzir, por ano, 1,6 bilhão de litros do biocombustível.


Veja o video abaixo:


Em discurso na cidade de Guariba Presidente Lula cita o lider do levante de Guariba Ze de Fatima





Foto do Presidente "Lula" na Inauguração em Guariba: (Fotos tirada no local pelo Noticias Guariba)


  • Acompanhe também as noticias Guariba pelo grupo do WhatApp, ou pelo grupo do facebook. basta clicar no link abaixo




Comments


bottom of page