top of page

Morre aos 55 anos o ex Zagueiro do Palmeiras Antônio Carlos da Costa Gonçalves, conhecido como Tonhão

Ex-jogador, que conquistou cinco títulos pelo Verdão, não teve a causa da morte divulgada


Morreu nesta terça-feira o ex-zagueiro Antônio Carlos da Costa Gonçalves, conhecido comoTonhão.


Aos 55 anos ele estava internado e teve a morte confirmada por um dos seus filhos por meio das redes sociais.


Tonhão construiu carreira passando por clubes como Goiás, Internacional, Inter de Limeira, América-SP, Nacional-SP, Americana, entre outros.


Mas foi no Palmeiras que consquistou títulos e fez sucesso nas duas pessagens pelo clube, entre 1988 e 1996.


Formado pelo clube, ele atuou com a camisa alviverde em 161 jogos e foi titular no histórico título paulista de 1993.


O ex-zagueiro também foi campeão estadual pelo Verdão no ano seguinte e conquistou o bicampeonato brasileiro (1993 e 1994), além do Torneio Rio-São Paulo (1994).


O Palmeiras e a Federação Paulista de Futebol lamentaram a morte do ex-jogador:


A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a morte do ídolo Tonhão, aos 55 anos.


Bicampeão paulista e brasileiro em 1993 e 1994, Tonhão será sempre lembrado pela garra exibida dentro de campo e pelo amor dedicado à camisa alviverde, com a qual disputou 161 jogos e fez quatro gols.


Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos do ex-zagueiro, com quem nos solidarizamos neste momento de imensa tristeza e saudade.

Informações pessoais

Nome completo

Antônio Carlos da Costa Gonçalves

Data de nascimento

Local de nascimento

Nacionalidade

Data da morte

22 de outubro de 2024 (55 anos)

Local da morte

Altura

1,86 m

Informações profissionais

Posição

Biografia


Tonhão demonstrava as novas virtudes do chamado "futebol moderno", pois força e garra eram suas marcas. Sua deficiência técnica era suprida pela determinação de quem pratica o futebol com entrega e amor. Assim ele conquistou a torcida do Palmeiras.


Era o único jogador, de um elenco cheio de estrelas como Evair, Edmundo, Zinho, Edílson e Roberto Carlos, que tinha o nome gritado pela torcida, mesmo no banco e mesmo sendo zagueiro.


Ficou também conhecido como um dos participantes da briga junto com Edmundo e os jogadores do São Paulo no "jogo da paz" em 1994. Edmundo deu um soco na cara do lateral André e generalizou uma briga entre os dois times. Tonhão na verdade foi tirar Edmundo "do bolo" após o mesmo dar um tapa no rosto do Juninho, André Luiz por sua vez, partiu para cima de Edmundo tentando-o acertar com um chute e acaba acertando o Tonhão, com isso pelo lado Alvi-verde, Edmundo e Tonhão foram expulsos, no lado Tricolor Juninho e André Luiz, também foram expulsos. Nesse jogo, a entrada dos times em campo começa com um grande abraço entre Vanderlei Luxemburgo e Telê Santana e acaba com pancadaria entre os jogadores.


No dia 15 de abril de 1995, após uma vitória do Palmeiras por 3–0 sobre a Portuguesa no Estádio Palestra Itália, em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Paulista daquele ano, o zagueiro Tonhão pegou uma camisa da Portuguesa e, diante da torcida, limpou as chuteiras com ela, jogou-a ao chão, pisou e cuspiu em cima.


O assunto acabou gerando grande repercussão na mídia, e o atleta justificou que seu gesto de provocação foi uma resposta à torcida da Lusa, que, segundo ele, apedrejou seu carro no estacionamento do Estádio do Canindé no jogo do primeiro turno.[3]


Em 22 de outubro de 2024, o Palmeiras anunciou a morte de Tonhão. O ex-zagueiro tinha 55 anos e a causa da sua morte não foi informada.[4]


Títulos

Palmeiras


  • COMUNICADO DO NOTICIAS GUARIBA

Acompanha Notícias Guariba em primeiro mão pelo link abaixo ou clicando na foto ao lado





bottom of page